sábado, 27 de março de 2021

O papel da Endocrinologia na pandemia da COVID-19

 

                                                    
 Pixabay

Muitos membros desta sociedade fizeram e ainda fazem parte do grupo de profissionais que está atuando incansavelmente na pandemia da COVID-19. Com início em dezembro de 2019 em Wuhan, China, a infecção se propagou e paralisou o mundo, gerando ansiedade, medo e instabilidade. Grande parte dos recursos da saúde foram destinados ao combate da infecção pela COVID-19, e a princípio, a Endocrinologia pouco teria a contribuir com uma doença que afeta primariamente o sistema respiratório. Frente ao agravamento da pandemia, muitos médicos foram deslocados para diferentes setores onde os recursos humanos eram necessários, e colegas que por muito tempo dedicaram-se a estudar e trabalhar em sua área de atuação foram designados para atendimento de pacientes com infecção pela COVID-19. Com isso veio não apenas a exposição biológica pessoal e de familiares, mas também o desafio de prestar um atendimento de qualidade a uma doença desconhecida e potencialmente fatal. Então era necessário substituir os artigos de insuficiência adrenal, metabolismo ósseo e hipotireoidismo por artigos de pneumonia viral, infecção respiratória aguda e sepse. Reduzir ou suspender os atendimentos ambulatoriais e atender emergências e unidades de terapia intensiva. E não foi apenas com a força de trabalho que a Endocrinologia colaborou durante a pandemia. Diabetes e obesidade foram precocemente reconhecidos como fatores associados a maior morbidade e mortalidade em pacientes com pneumonia viral. Nesses casos, o suporte multidisciplinar para melhor controle glicêmico de pacientes internados foi importante e necessário, especialmente pelo uso frequente de corticoides sistêmicos.

A Sociedade de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), frente a uma série de informações desencontradas e de qualidade questionável, buscou posicionar-se em conjunto com outras sociedades médicas através de notas oficiais defendendo o uso de máscaras para reduzir a transmissão do vírus (https://www.endocrino.org.br/sociedades-medicas-pelo-uso-de-mascaras/), informando sobre os riscos do uso indiscriminado de vitamina D (https://www.endocrino.org.br/media/posicionamento_sbem_e_abrasso_-_vitamina_d_e_covid-19_final_(1).pdf; https://www.endocrino.org.br/sbem-e-mp-contra-pseudociencia/) e de dexametasona (https://www.endocrino.org.br/media/comunicado_sbem_dexametasona_e_covid_19.pdf), e apoiando as recomendações de tratamento da COVID-19 baseadas nas melhores evidências disponíveis (https://www.endocrino.org.br/media/carta_apoio_sbi_final.pdf). Além disso, buscou manter eventos de alta qualidade em formato virtual, compatíveis com as circunstâncias atuais.

Neste momento de tristeza e dor, a SBEM deseja homenagear todos os médicos endocrinologistas que estão atuando diretamente na pandemia da COVID-19. É motivo de orgulho ver tantos colegas deslocados de suas áreas de atuação dedicando-se de forma incansável a esta batalha.

Certamente este momento da história ficará na memória de todos. E raros são os momentos da vida em que é possível fazer parte da história. Aos bravos colegas nossa homenagem e reconhecimento em nome de toda a SBEM.

 

Dra Tayane Muniz Fighera

CREMERS 32014/ RQE 27144 - 28021

 

 

Um comentário:

  1. Quero dar esta informação a todos como uma forma de mostrar minha gratidão ao Dr. Water que me ajudou a tratar meus problemas de infertilidade que eu e meu marido estávamos sofrendo nos últimos 8 anos de nosso casamento e agora estou grávida de 6 meses, preparando-se para dar à luz nosso primeiro filho. Este médico tem o dom de curar as mãos para erradicar doenças e solucionar problemas. Ele trata qualquer problema de infertilidade com base em infertilidade primária e secundária, ovários, fibríodo único e múltiplo, bloqueio da trompa de Falópio, abortos espontâneos, infecção, contagem de espermatozóides baixos, ereção fraca, ejaculação rápida e muitos mais, incluindo HIV, Herpes, Artrite, Diabetes e assim sobre. Este é o contato dele no Whatsapp: +2349050205019, ele usa raiz natural e ervas para curar doenças, e pode enviar seus remédios para qualquer país do mundo. Você também pode enviar um e-mail para drwaterhivcurecentre@gmail.com

    ResponderExcluir

A Comissão de Valorização das Novas Lideranças agora está no site da SBEM!

  Gostaríamos de agradecer a todos que acompanham o blog da Comissão de Valorização de Novas Lideranças. Seguiremos trabalhando para publica...