domingo, 14 de fevereiro de 2021

Por que fazer parte da SBEM?

 

 Fonte: Pixabay 

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que adota a sigla SBEM, é uma associação civil fundada em 1950, sem fins lucrativos. Considerada uma associação de especialidade médica, é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB) e Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

A SBEM tem como objetivo conceder, juntamente com a AMB, o Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia e os certificados em áreas de atuação afins. Além disso, através de eventos científicos de qualidade e da revista oficial da entidade (Archives of Endocrinology and Metabolism), a SBEM busca incentivar a pesquisa científica e integrar os profissionais médicos, pesquisadores, docentes e alunos de graduação com interesse na especialidade. Uma vez associado, é possível acessar periódicos, palestras, cursos de educação continuada e comunicados exclusivos. São direitos do associado ter seu nome divulgado no site da Associação, divulgar sua condição de associado da SBEM com recursos privados e utilizar-se de consultorias, departamentos ou comissões especializadas mantidas pela sociedade.

Em um momento em que tantas informações são disponibilizadas para a população, muitas vezes sem evidências sólidas e/ou embasamento científico, a SBEM tem como objetivo divulgar dados de interesse público utilizando recursos e veículos de mídia social oficiais da entidade. Para isso, conta com um grupo de especialistas em diferentes departamentos, que trabalham com grande responsabilidade junto à sociedade no desenvolvimento e divulgação destas informações. Através destas e outras medidas, a SBEM tem promovido o combate aos desvios ético-profissionais, à propaganda ou publicidade enganosa ou sem base científica, em colaboração com os Poderes Públicos, organizações não governamentais ou sociais. Na diretoria atual 2021/2022, trabalham com esta finalidade a Comissão de Ética e Defesa Profissional e a Comissão de Defesa de Assuntos Profissionais.

Nós, da Comissão de Valorização de Novas Lideranças, deixamos aqui uma mensagem aos novos endocrinologistas, profissionais com interesse na especialidade e alunos de graduação: Fazer parte da SBEM fortalece a sociedade e a sua representatividade para defender e valorizar os associados na sua atividade profissional. A SBEM depende da contribuição e do engajamento dos associados para continuar zelando pelo nível ético, qualidade científica, eficiência técnica e sentido social do exercício profissional da Endocrinologia e Metabologia.

Estatutos da SBEM. Disponível em https://www.endocrino.org.br/Estatutos/. Acesso em 02 de fevereiro de 2021

Dra Tayane Muniz Fighera

CREMERS 32014/ RQE 27144 - 28021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que fazer parte da SBEM?

   Fonte:  Pixabay   A Sociedade Brasileira de Endocrinologia, que adota a sigla SBEM, é uma associação civil fundada em 1950, sem fins lucr...